16 de out. de 2015

1º Período de moda | Oficina de criatividade

   Hey Everyone!!!
   Continuando a série de postagens (atrasadas) sobre meu primeiro período de moda na faculdade, hoje venho falar um pouco sobre a aula de criatividade que era minha favorita no primeiro período. Fizemos muitas coisas e desenvolvemos muitos trabalhos, então vou tentar colocar só as principais coisas aqui no post.
   Antes de tudo a professora pediu pra turma ler o livro "Roube com o artista", para que pudéssemos entender o que era ser criativo e esquecer de vez aquela velha dúvida "Se eu usar isto ou aquilo na minha criação estarei copiando?". Esse livro é magnífico e cheio de ideias preciosíssimas e depois com certeza farei resenha sobre ele aqui.
    Fizemos alguns exercícios de desconstrução que consiste em transformar os elementos de uma imagem em algo criativo. É brincar com os elementos e achar formas criativas que lhe tragam inspirações.Costumo dizer que desconstruir é como criar roupas para Lady Gaga (risos).
    O mais importante dessa aula é o diário de criação conhecido por outras pessoas como sketchbook,onde todos os trabalhos e criações deveriam ser registradas etapas por etapas neles. O que eu comprei custou em média R$25,00, mas pode ser encontrado em preços mais baratos e em tamanhos diferentes. Também comprei durex de diversas cores pra decorar as páginas e deixar mais colorido.
   O intuito de ter um diário de criação é acompanhar sua evolução, testar novas técnicas, coisas interessantes sobre seu trabalho e registrar sua pesquisa. No nosso caso a pesquisa deveria ser sobre a pintora Frida Kahlo e confesso que achei meio difícil trazer ela para o meu universo louco (risos).
    Resolvi trabalhar com a Frida dentro do universo Swag que estava bem em alta quando realizei esse trabalho,e confesso que muita coisa se encaixou no estilo.
    O trabalho final era desenvolver uma mini coleção de releituras da Frida usando toda nossa pesquisa do diário de criação e eu inspirei cada look em uma cantora que estava bombando com hits nesse período, trabalhando em suas formas de vestir.Consegue reconhecer alguma?
"I'm So Fancy Frida"
//Release//
    A minha coleção inspirada na "Frida" tem como foco o estilo swag "descolado", que além de moderno se nota detalhes do universo Frida, desde as pinturas aos acessórios e estampas.
    Fiz releituras dessa grande pintora no lado luxuoso do estilo Swag, trazendo desde referências de divas dentro do estilo, aos adeptos comum.
    As cores trabalhadas na coleção são fortes e vibrantes e fazem com que se contrastem entre si trazendo vida a Frida no swag.
    O título foi criado logo no primeiro croqui trazendo a frase da rapper Iggy Azalea em "Fancy" (I'm so fancy), em um trocadilho com o nome da Frida, que trazendo para o português seria "Eu sou Chique/Extravagante Frida".
    As estampas trazem desde as florais às mais royais usadas no swag. Trouxe também referências de suas obras como o colete de gesso, o veado, a natureza e uma costela humana tendo o coração como centro de tudo.
//Trabalho: Frida Kahlo
//Nome: Jeciane Cruz
//Profª: Tailze Melo
//Curso: Design de moda
//1º período | Manhã
//Turma: A
   Vejam o primeiro e o segundo post dessa série (aqui) e (aqui) e se tiverem curiosidades sobre a faculdade pode perguntar aqui no blog...
beijinhos!

Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Amei as composições dos looks! Acho que eu faria com a mesma inspiração de cantoras famosas com um toque de algum pintor ou pintora famosa pelos seus traços, tipo a Frida. Gostei bastante! E qual foi a nota? Hahahaha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto a nota de 10 eu tirei 9 então considero que tenha sido uma nota muito boa pra quem estava começando hahaha,mas acho que eu consegui expor bem as minhas ideias na apresentação do trabalho também,porque eu sempre fico muito nervosa na frente de todo mundo e nesse trabalho eu consegui manter a calma e me senti confiante por ter ficado bem diferente dos demais trabalhos da turma,que trabalhou mais com trajes de festa.

      Excluir
  2. A faculdade de moda deve ser muito legal, porém é um mercado que já está saturado; complicado...
    Ah, adorei o post!

    heyimwiththeband.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Que bom que gostou do look <3

    http://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Muito legal suas aulas. É bom que a gente só vai aprimorando.

    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Sua aula de criatividade parece ter sido um máximo. Tive aula de criatividade na faculdade (Publicidade e Propaganda) e foi bem chatinho. Adorei suas criações :) E quero resenha desse livro.
    Obrigada por comentar no meu blog!
    Está rolando sorteio por lá: http://goo.gl/6mfJzD

    http://colorful-mushrooms.blogspot.com.br

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu sketch, uma graça!
    Acho faculdade de moda bastante interessante por usar todo esse lado da criatividade, e os seus desenhos em cima da Frida ficaram incríveis. A nota 9 foi merecida com toda razão!!!!
    Boa sorte com o curso, que você consiga ser uma profissional de sucesso logo!!!!! xoxox
    cactuspluie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Devo ter minha pasta guardada ainda de quando fiz desenhista de moda. Aike saudades que deu <3
    | A Bela, não a Fera |
    | FB Page A Bela, não a Fera|

    ResponderExcluir