21 de set. de 2016

Livros Que Li Durante O Ensino Fundamental

   Hey Everyone!
  Esses dias andei relembrando alguns livros que li na época da escola, durante o ensino fundamental e médio, e resolvi listá-los aqui. Esse post também tem a finalidade de provar que é possível sim encontrar livros bons na escola, levando em consideração que a maioria desses livros se tornaram meus favoritos até hoje.
O MENINO E O RIO
   Este livro, escrito por um dos cientistas mais respeitados do Brasil, o prof. Angelo Machado, traz algo novo para a literatura infanto-juvenil brasileira. Aliando a ficção à verdade ciêntifica, o autor consegue um raro efeito literário. O menino em busca de um rio limpo, do qual as libélulas assinalam a presença, passa com seus amigos por diversas aventuras e desaventuras. Estão presentes todosos ingredientes que fazem um livro infanto-juvenil. Solidariedade, graça, amizade, lutas, brinquedos,descobertas se vinculam à busca de um mundo melhor, sem a utilização de recursos piegas e falso moralismo.

Onde Encontrar: Saraiva 
AS BRUXAS
   Bruxa de verdade nem parece bruxa, e aí está o perigo. Como é que a gente vai saber quem é bruxa e quem não é? Pois este livro conta a história de um menino que acabou se tornando um especialista no assunto.





Onde Encontrar: Saraiva
O JOGO DA DETETIVE
  O Jogo da Detetive é um livro em que você irá acompanhar com interesse o poder de raciocínio, a intuição e lucidez de uma moça, filha de famoso detetive, e que inesperadamente se vê às voltas com situações que a levam a assumir, por natural herança, a vocação do pai. Em cada página você viverá momentos de encadeados impulsos, fortes e convincentes, que o levarão com facilidade ao final da história, porque os pontos de apoio do suspense são agulhas de um tricô de malhas que o envolverão.


Onde Encontrar: Clube de Autores
O PRÍNCIPE FANTASMA
   Nem bem chegam à fazenda, Marissol e seus pais são brindados com essa história de casa mal-assombrada. Seria mais um "causo" que o povo conta, não fossem os estranho acontecimentos que a família passaria a viver naquele fim de semana: ruídos suspeitos, visistas inesperadas, estranhas aparições, misteriosos desaparecimentos e... um nebuloso Príncipe! Mas Marissol é uma garota corajosa e decidida, e não vai descansar enquanto não desvendar o quebra-cabeça, descobrir a razão de tudo isso. Só que, até coseguir elucidar o mistério, muita coisa está por acontecer...

Onde Encontrar: Saraiva
     Esse livro abaixo foi minha prima que me emprestou, mas eu li na mesma época que esses, e a história é bem interessante também.
UM GOSTO DE  QUERO MAIS
   Cely e Darlene, filhas de famílias da classe média, recebem uma educação formal. Os pais de Cely, liberais, são favoráveis ao diálogo. Já os pais de Darlene são tradicionais e ficam enfurecidos quando descobrem a gravidez da filha. Os pais dos dois jovens sugerem o aborto, reação que leva Darlene a fugir com Beto, o namorado. Os pais percebem então como se tornaram carrascos dos próprios filhos. Darlene e Beto casam-se e têm uma filhinha. Todos amadurecem muito com a experiência, inclusive Cely e as outras colegas de classe.


Onde Encontrar: Saraiva
A GAROTA E O ROQUEIRO
   Tânia está apaixonada, de verdade, pela primeira vez em sua vida. Seu amor é Lúbi, um cantor de rock de comportamento oscilante - ora está melancólico, ora agressivo - e, ao que tudo indica, envolvido com drogas. A garota sofre muito com a instabilidade do namorado. O texto retrata de maneira muito sensível as dúvidas sobre o sentimento amoroso, o sentido do vínculo, o futuro da relação.



Onde Encontrar: Saraiva
A INSÔNIA DO VAMPIRO
   Passar as noites acordado não é um problema para o narrador desta história. Afinal, ele é um vampiro, e só pode sair em busca de sangue no escuro das madrugadas. O mal de que sofre é exatamente o oposto: passar os dias em claro, revirando-se no caixão! E o dia dura o dobro da noite - o que torna sua agonia duas vezes pior que a de um mortal.
Na busca de cura, decide fazer análise. Ele sabe que escavar traumas de centenas de anos não vai ser fácil, sobretudo ao revolver dolorosas recordações de Portugal, sua terra natal... Nessas lembranças, vem à tona a amizade com um vampiro religioso que, em plena Lisboa do século XVIII, morde o pescoço de um indefeso bebê - o que geraria consequências tão tenebrosas quanto o ato. Nessa regressão, o narrador revive também momentos históricos, como a Grande Peste, o Terremoto de Lisboa e o surgimento do Iluminismo. Resta saber em que parte desse passado está enterrada a solução que dará fim ao tormento de seu presente.
Onde Encontrar: Saraiva
MEU PRIMEIRO BEIJO
   Beijo com sabor de glacê...
Como alguém pode ser feliz usando óculos, tendo um nariz grande e chato e... uma mãe tão linda? É isso que Clara se pergunta. Ela quer ser uma garota normal, mas sua vida é tão complicada!
Clara acha que ninguém vai gostar dela, que ninguém vai querer beijá-la... Em meio a gozações na escola, uma fofoca feita por uma amiga e um plano de fuga que deu errado, ela vai descobrir que as coisas têm sempre a hora certa para acontecer. Inclusive um beijo!

Onde Encontrar: Livraria Cultura // Saraiva
MUNDO DE SOMBRAS
   Em MUNDO DE SOMBRAS, Ivanir Calado, autor de A caverna dos Titãs, mistura a dose certa de suspense, mistério e aventura em uma trama eletrizante. Na pequena cidade de Morro Queimado, estranhas mortes começam a assustar a população. Investigando os crimes, os adolescentes Júlio e Daniel chegam a uma surpreendente descoberta: existe um vampiro à solta



Onde Encontrar: Saraiva
O CÃO DOS BASKERVILLE
   O milionário inglês Sir Charles Baskerville é encontrado morto no pântano e um ataque cardíaco é a causa provável, mas há quem acredite que um cão-fantasma assombra a região, matando há gerações homens da família Baskerville. Sherlock Holmes e seu ajudante Watson são convocados para resolver o mistério. Escrito em 1902 por Sir Arthur Conan Doyle, o mais conhecido romance com o lendário detetive já inspirou cerca de vinte adaptaçõespara o cinema.


Onde Encontrar: Livraria Cultura
Esse foi presente da mamãe ↓
MELHOR DO QUE COMPRAR SAPATOS
não é simplesmente uma coletânea de artigos sobre a essência da mulher. O objetivo de sua autora, Cristiane Cardoso, é ir além e promover a transformação real do leitor, de dentro para fora. Sabendo que mudanças não acontecem da noite para o dia com a simples leitura de um livro, Cristiane aborda temas de importância para toda mulher. E todos esses temas apontam para o fato de que é preciso enxergar a vida mudando a nossa perspectiva. A partir dessa atitude, a autora defende que é possível ser uma mulher melhor em todos os sentidos. Como lidar com seus problemas? Quando um relacionamento funciona? Como é a vida da mulher de Deus? Você já foi rejeitada? Cristiane Cardoso responde a essas e muitas outras questões delicadas da vida da mulher, mantendo sempre o foco na capacidade de transformação que todo ser humano possui. Lançando mão de exemplos da Bíblia, a autora descreve condutas bem-sucedidas sustentadas pela extraordinária força da fé cristã, sempre renovada.
Onde Encontrar: Americanas
PS BEIJEI
   Bia e Lili estão transtornadas: vão ter de ficar um mês inteiro sem se falar. Tudo por causa das férias escolares e do tempo que Bia vai passar na casa da avó, que mora em outra cidade. Mas, como a vida é cheia de surpresas, a primeira novidade é que a avó de Bia comprou um computador. Nele, as duas encontram um meio de se comunicar sobre o assunto que mais as interessa: meninos. Afinal, essas podem ser as férias em que vão fazer aquilo pelo que suspiram diariamente: beijar! Entre enganos e desenganos, muitos e-mails trocados e um certo Lira Júnior entrando de contrabando na história, Bia e Lili começam a entender o que significa crescer. E vão descobrir algumas coisas importantes sobre as pessoas mais velhas. Escrito numa linguagem ágil e divertida, 'P.S. Beijei' é uma história que prova como, contrariando a lógica, a distância pode aproximar ainda mais as pessoas.
Onde Encontrar: Saraiva
MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA FAMILIAR
   Em 'Manual de sobrevivência familiar', o autor leva o leitor a uma viagem sentimental pela infância e adolescência de um garoto, por meio de um texto que faz uso de ironia. Essa viagem atravessa os primeiros anos da infância, em que a criança aprende a falar e a controlar seu corpo e chega até os primeiros passos em direção a uma relação amorosa e ao reconhecimento da própria identidade. Arguto, inteligente e dono de um olhar refinado e perspicaz, o narrador-personagem tenta responder às seguintes perguntas - como sobreviver ao amor e às neuroses familiares?; como sobreviver aos anos desajeitados da adolescência, quando temos de usar óculos e aparelhos ortodônticos, quando a menina de que gostamos nos ignora, quando a família sufoca e também não entende nada do que se passa conosco?
Onde Encontrar: Submarino // Saraiva
    E por último deixarei Alice, que na verdade foi meu professor de português (Daniel), que me emprestou na época e eu simplesmente fiquei apaixonada pela história do livro.
ALICE
   Esta edição de bolso da obra 'Alice no país das Maravilhas' conta a história das aventuras de Alice ao cair numa toca de coelho, que a leva a um lugar povoado por criaturas que misturam características humanas e fantásticas que lhe apresentam enigmas. Em sua continuação, 'Através do Espelho e o que Alice encontrou por lá', Alice tem de ultrapassar vários obstáculos - estruturados como etapas de um jogo de xadrez - para se tornar rainha. À medida que ela avança no tabuleiro, surgem outros tantos personagens enigmáticos.


Onde Encontrar: Livraria Cultura
    Então é isso! Espero que tenham curtido a lista, e em breve trarei a segunda parte com os livros que li na biblioteca da escola durante o ensino médio. Ahh se vocês já tiverem lido algum desses livros deixe nos comentários o que achou dele e etc.

Comente com o Facebook:

15 comentários:

  1. Destes só li Alice, e nem foi no ensino fundamental, foi agora a poucos dias!
    Amei a lista e vou procurar alguns
    Um beijo.

    http://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Essa versão da Alice foi a que mais me chamou a atenção. Os outros eu não conhecia. E nem lembro dos livros que li quando estava no fundamental kkkkkkkkkk.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Oi Jeice,
    Muito legal sua seleção de livros, não li nenhum desses. Mas devo confessar que não lembro dos livros que li no ensino fundamental, pois já faz muito tempo... abafa rsrs
    Bjs❤
    Abrir Janela

    ResponderExcluir
  4. parecem ser bem legais, fiquei com vontade de ler o MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA FAMILIAR, bjs

    ResponderExcluir
  5. Menina, temos várias leituras do fundamental em comum! Eu vi o Jogo da Detetive, Alice, Mundo de Sombras e A Insonia do Vampiro, todos são muito bons e eu encontrava na biblioteca da escola <333
    Os outros eu não conhecia!
    Beijinhos <3
    Livros, Amor e Mais

    ResponderExcluir
  6. Desses só conheço Alice. rs
    Eu gostava de ler livros nesse tipo quando estava no ensino fundamental.
    Beijos!
    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Nossa minha escola que era chata mesmo, não saia da mesmice HAHAHA
    Quanto livro legal, boa parte fiquei com vontade de ler.
    Os únicos que eu gostava eram os do Pedro Bandeira. E tinha um chamado Vínculos, tenho guardado até hoje, adorei.

    tenha uma ótima quinta
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca gostei muito dos livros que os professores dava para ler no ensino fundamental, mas esses devem ter sido escolhidos por você, certo? Lembro de naquela época ter lido A Fantástica Fábrica de Chocolate :3 Entre outros preferidos, estavam os livros de Thomas Brezina, que tinha as coleções Turma dos Tigres e outra turma de três meninas, do qual eu não lembro o nome, nossa, eu adorava! Dos que você citou, adoraria ter lido o da Alice, porque é uma das minhas histórias preferidas <3

    { Barbie Pretty Sweet }

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Todos esses eu mesma que escolhia para ler, e eu gostava muito! ♥

      Excluir
  9. OI JEICE

    infelizmente na escola eu não encontrei professores tão legais quanto os seus. Eles só passavam clássicos brasileiros - que em sua maioria são chatíssimos e de difícil entendimento --'
    Alice eu vim ler depois que terminei a escola também e muito me arrependi de não ter tido a experiência antes *-*

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente os livros que os professores recomendavam dava muita preguiça de ler hahaha

      Excluir
  10. hahaha, não li nenhum destes, mas já li muitos daqueles paradidáticos..

    ✯ Instagram ✯✯ Blog Diamante Turquesa ✯✯ Fan Page ✯

    ResponderExcluir
  11. Lista bem nostálgica! A tendência é que os livros que lemos na infância nos marcar de algum jeito né? No meu caso foi "Pântano de sangue".

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade. Todos esses me marcaram de um jeitinho especial ♥

      Excluir
  12. waaa nem lembrava mais que eu li esse "PS beijei" kkkkk
    lembro vagamente da história kkkk
    Otima lista, Jeice <3

    http://diariodelolivlet.blogspot.com.br/2016/09/vestidos-de-festa-27dress.html

    ResponderExcluir