30 de out. de 2019

As Irmãs Vampiras - Franziska Gehm

 E continuando com minhas resenhas de livros (atrasada por sinal), hoje lhes trago o livro "As Irmãs Vampiras" da autora Franziska Gehm, que foi mais uma das minhas leituras de 2016 que eu acabei esquecendo de postar.
Título: As Irmãs Vampiras
Autor(a): Franziska Gehm
Editora: V&R
Número de páginas: 194
Ano: 2012
Área temática: infantojuvenil.
Sinopse: Mudar de cidade não é nada fácil. Ainda mais quando estamos muito habituados ao lugar onde moramos. As gêmeas, Dakaria e Silvânia, estão passando por isso. Mas não se trata de uma simples mudança – pra quem nasceu na Transilvânia isso pode ser bastante complicado. Elas vão tentar, então, levar uma vida ‘normal’ numa cidade pequena. Mas como, sendo vampiras? Pra isso elas terão que encarar a nova realidade e esconder seu lado vampiro. Isto significa – nada de superpoderes, nada de dormirem penduradas no teto nem durante o dia. Mas, mesmo sendo gêmeas, Daka e Silvânia são muito diferentes. E essa nova vida vai trazer a tona diferenças. Daka quer voltar para a Transilvânia, enquanto Silvânia quer ter uma vida comum, como todos os colegas que vão à escola, são descolados e têm sempre uma paquera. Mas nada é muito tranquilo, nem o primeiro dia de aula, para quem nasceu na Transilvânia. O bom mesmo era ter uma amiga para ajudá-las a descobrir os mistérios e as curiosidades desse novo mundo.
 Bom, eu fui ler o livro tempos depois de já ter assistido ao filme, então não achei tão estranho o fato do filme não ter quase nada do livro. E até parecia que eu estava lendo uma história completamente distinta e não consegui associar ao filme em momento algum.
 A história do livro apesar de ser infantil, acabou por se mostrar mais (digamos que) maduro e com questões reais que jovens nessa idade passam, mas com a diferença que as irmãs e sua família são vampiros, e com a mudança de cidade tiveram que começar a aprender a lidar com o preconceito das pessoas que tinham uma visão distorcida sobre essas criaturas.
 As duas irmãs de personalidades completamente distintas enfrentam questões como, o choque cultural e a questão de terem personalidades tão diferentes uma da outra, já que Silvânia faz o tipo clássica apaixonada por livros de romance, e Dakaria já faz o tipo rockstar meio rebelde de cabelo ouriçado, e até apresenta uma certa resistência em tentar ser "normal" e ter de se encaixar.
 E a trama tem toda aquela história do primeiro dia de aula, como a tentativa de fazer amizades e a adaptação com as mudanças necessárias.
 Mas uma coisa que me chamou muito a atenção foi a forma de como a Dakaria é descrita no livro e do quanto ela acaba fascinada por uma das garotas que ela conhece na escola. E eu comecei a pensar que minha cabeça estava poluída demais para enxergar um romance fora dos padrões em um livro infantil, mas pelas minha andanças na internet eu acabei encontrando uma nota da escritora confirmando o fato. Só não sei dizer ao certo se essa questão é resolvida, e se finalmente a Dakaria se declara e tals, porque ainda não li os outros livros para saber, e na biblioteca onde peguei não havia a continuação, infelizmente. Mas a curiosidade está batendo tão forte que estou pensando seriamente em comprar os outros livros da série, que eu realmente não achei nada a ver com o filme.
 À propósito, acho que esse foi o primeiro livro de literatura alemã que eu li e gostei muito!

Quotes
Quem conhece e ama sua pátria e cultiva suas raízes, não será derrubado tão facilmente.
Ela devorava tudo que encontrasse entre duas capas de livro e soasse como dor no coração. Mas nunca encontrara entre duas capas alguém tão ciumento quanto seu pai.
Mas já fazia 1356 anos que desistira de entender as mulheres, mesmo quando se tratava de suas próprias filhas. O fato de elas terem 12 anos não tornava as coisas exatamente mais fáceis.
Avaliação 

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Engraçado, minha primeira literatura alemã também foi sobre vampiro huaha "o pequeno vampiro", da Angela Sommer-Bodenburg, tem até um filme beeeem velho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa eu amava esse filme na minha infância e agora tem até uma versão em desenho que ainda não assisti. Mas eu não sabia que tinha livro. Quero ler!

      Excluir